Costa Esmeralda


Final do verão. Dias menos quentes, água mais fria...
Voámos rumo ao incerto, pelo menos no que à meteorologia diz respeito.


Chegados a Sardenha, foi tempo de explorar o território envolvente. Trata-se de uma ilha de encantos profundos, mas simples. Sem recorrer demasiado às habituais ferramentas da industrialização e globalização turísticas, a Sardenha consegue cativar com as suas "armas" naturais. Relativamente pequena, esta região esconde em si muitos recantos deliciosos, cheios de paisagens que nos enchem o peito de felicidade.
As praias são na sua grande maioria limpas, com águas quentes e areias grossas que nos massajam os pés... e o azul destas águas faz sonhar até o menos aventureiro visitante. Este é um sítio que reúne turismos de classes diferentes, pois nem só de praia vive a região. As suas montanhas atraem pela sua grandiosidade e natureza "ainda" bastante selvagem. As estradas que atravessam a ilha são recortadas, estreitas, e mostram-nos o caminho de uma forma hesitante. Fazem as maravilhas dos condutores mais ávidos, e de centenas de motociclistas que se perdem pelo emaranhado de troços alcatroados que rodopiam pela serra acima, e abaixo.
Costa Esmeralda é a zona mais famosa da Sardenha, onde os mais endinheirados turistas passam as suas férias de verão. Muitas caras conhecidas, vedetas da televisão e do cinema, iates e veleiros, carros desportivos de alta cilindrada e mansões, hotéis e resorts vários podem ser encontrados um pouco por toda esta vasta área. No entanto, o que mais impressiona, são as paisagens. Praias lindíssimas rodeadas de montanhas, vegetação abundante e nalgumas zonas, escarpas altas que se elevam rumo ao céu.